Friday, April 21, 2006

Mas, a Serra está longe de ser a imagem árida e pedregosa, onde quase não há vida...
Há muito na Estrela; é preciso entrar nela, com todos os sentidos e com ânsia pela descoberta.
Os lagos e lagoas, as praias fluviais são espaços de lazer onde é possível descansar e recuperar forças. Esta praia fica no lugar da Senhora do Desterro (Seia) e a água é óptima. É só escolher uma boa companhia...
Realizar passeios pedestres é a melhor forma de conhecer os lugares recônditos (muitas vezes, inimagináveis) da Estrela. Este trilho fazia parte da via romana que ligava Mérida (Espanha) a Viseu e talvez Braga. Mais tarde, o caminho serviu de ligação entre Manteigas e Covilhã, no comércio das lãs.
Engana-se quem pensa que na serra não há história!
O clima, frio e nevoso, e o lobo eram adversidades com as quais os pastores serranos tinham de contar. Este abrigo de pastores , no Vale do Zêzere, revela muito do engenho humano e da harmonia homem-natureza. Devíamos deixar continuar as coisas assim!
Nem só de caos de blocos graníticos reza a serra. Também se reza nos locais construídos para visita de Deus. Mas, como parece que Deus não vem aqui há muito tempo, as capelas ou estão fechadas contra o tempo ou servem de abrigo aos pastores, como esta na Nave de Santo António. Quanto a mim, é uma função muito nobre.
E se há quem conhece a serra, quem a povoe e lhe dê sons, riqueza e vida, são as ovelhas. Pena que elas só berrem e não possam contar. (Nave de Santo António)

4 Comments:

Blogger ljma said...

Isto sim, é um rico artigo para sexta feira! 'Bora lá curtir o fim de semana! Muito bom!

11:19 AM  
Blogger  said...

aconselho todos a fazerem esta visita!Também conheços estes locais, e sõ não gosta quem não conhecer...e esses, não sabem o que estão a perder!
Abraço e parabéns pelo texto e fotos

7:32 AM  
Blogger Montes d'Evolução said...

Só para dar os parabéns por este blog. Por mostrares que a Serra também é cultura ciêntifica, também é exploração. muito obrigado por agussares o apetite aos mais audazes.

PARABÉNS

7:41 AM  
Blogger Wikinet said...

Gostaria de informar os leitores deste blog sobre um novo projecto relacionado com as localidades de Portugal. Trata-se de uma Enciclopédia on-line, escrita em colaboração pelos seus leitores. O site, que se intitula Memória Portuguesa, usa o conceito Wiki, que permite a qualquer pessoa criar ou editar artigos existentes, melhorando a informação neles contida. Além disso, é possível introduzir comentários em cada artigo, promovendo assim o debate entre os utilizadores.

http://www.memoriaportuguesa.com/

Será dada especial relevância às memórias dos cidadãos, para que sejam preservadas tradições antigas, recordações de infância, ofícios, cantares, folclore e outras manifestações culturais.

Para podermos enriquecer os artigos de cada povoação com a informação correcta, nada melhor do que recorrer às autarquias ou a movimentos de cidadãos que se esforçam por promover as suas respectivas regiões. Estamos a solicitar a utilização de texto dos sites das Câmaras, Juntas de Freguesia e sites e blogs particulares, colocando a devida referência à fonte de origem.

Assim, gostaríamos de contar com o vosso apoio, permitindo-nos usar eventual informação pertinente e sugerir que divulguem esta iniciativa junto dos familiares, amigos e conterrâneos da vossa localidade. Será que poderiam incluir um link para a enciclopédia no vosso site ou blog?

Ficaremos a aguardar a vossa visita!

Cumprimentos,

Wikinet
www.memoriaportuguesa.com

2:38 PM  

Post a Comment

<< Home